A Educação do Município de Brasnorte foi premiada pelo segundo ano consecutivo pelo programa Alfabetiza MT, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que avalia a evolução da educação tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais. Em 2023, Brasnorte já havia sido premiada pela Escola Adilson Schumacher, e este ano o Município recebeu mais um prêmio, desta vez pela Escola 1º de Junho.
O Secretário Municipal de Educação, Professor Jonatas Ferreira de Melo, destacou que mais de 1.400 escolas em Mato Grosso participaram da concorrência por esse prêmio, sendo avaliadas pelo programa. Dentre todas, a Escola 1º de Junho de Brasnorte conquistou o 30º lugar no quadro geral.
“Fica aqui a minha felicidade em dizer a toda a população do nosso Município que hoje Brasnorte tem uma das melhores escolas de Mato Grosso. Lembrando que estamos competindo com grandes potências do Estado, como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. Brasnorte, com todo o seu potencial, acompanha esses grandes centros”, destacou o Secretário.
Professor Jonatas informou ainda que a prova do programa Avalia MT é um dos parâmetros utilizados pelo Estado para calcular o repasse do ICMS aos Municípios. Dessa forma, segundo ele, a educação de Brasnorte contribui diretamente para o repasse e arrecadação do Município. Aproximadamente 10% de todo o ICMS que é repassado para Brasnorte é resultado da nota alcançada pela Educação Municipal.
“Além do reconhecimento, a premiação não é apenas simbólica. A escola receberá um valor em dinheiro que será investido na própria instituição, aproximadamente R$ 1.200 por aluno. Com mais de 200 alunos matriculados na unidade, a Escola Primeiro de Junho receberá mais de R$ 200 mil para investir conforme suas necessidades”, acrescentou o gestor.
Ele ainda destacou que cada cidade tem uma meta a ser batida, e Brasnorte tinha como objetivo para 2024 um índice de 4.7. No entanto, o município alcançou um índice de 5.7, que era a meta prevista para ser alcançada apenas em 2026. Dessa forma, Brasnorte está dois anos adiantada em relação ao índice estadual de educação.
“Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, praticamente não tivemos aula. Em 2022, quando retomamos as aulas presenciais e avaliamos o nível dos nossos alunos, Brasnorte figurava entre as piores escolas do Estado. A partir disso, com o apoio da gestão do atual prefeito, realizamos um plano de melhoria da educação. Já em 2023 colhemos o primeiro resultado com a premiação da Escola Adilson Schumacher, e agora, em 2024, mais uma escola premiada”, comemorou o Secretário.